sábado, 16 de junho de 2012

“São João dos 400 anos” abre com cortejo no Centro e arraiais


A festança começou com o tradicional cortejo junino pelas ruas do Centro Histórico, tendo participação de diferentes manifestações folclóricas.

O “São João dos 400 anos” já está animando os quatro cantos de São Luís. A festa começou, nesta sexta-feira (15), às 17h, com o tradicional cortejo junino pelas ruas do Centro Histórico, tendo participação de diferentes manifestações folclóricas. No Canto da Cultura, na Praia Grande, por volta das 19h, o vice-governador Washington Luiz Oliveira e os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão, e de Turismo, Jura Filho, fizeram a abertura oficial da festança.

“Declaramos aberta a temporada junina e desejamos a todos um feliz São João. Vamos aproveitar ao máximo as nossas festas juninas e agora ainda mais, em função das homenagens ao aniversário de 400 anos da nossa cidade”, disse Washington Luiz Oliveira.

A secretária Olga Simão complementou dizendo que os festejos juninos são uma tradição no Maranhão e que o Governo do Estado se preparou para fazer o melhor São João dos últimos anos e que está apoiando também a festa em cidades do interior do Maranhão. “São centenas de manifestações pelos arraiais da cidade, fazendo uma festa como só o maranhense sabe fazer”, declarou Olga Simão.

O secretário de Turismo, Jura Filho, também participou da festa de abertura e anunciou o lançamento da Campanha contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil. “Nossos arraiais estão prontos para receber os visitantes e estamos de braços abertos esperando por turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Ao mesmo tempo, lembramos da campanha contra a exploração sexual de menores de idade, a qual convocamos todos a participar”, afirmou Jura Filho.

Cortejo

Antes da abertura, no tradicional cortejo junino, os grupos partiram da Praça Deodoro com destino à Praia Grande, desfilando pela Rua Grande, principal via de comércio da cidade. Participaram do cortejo os bois Brilho da Ilha, União da Baixada, Encanto da Ilha, da Lua e Brilho do Mar, além da Dança do Coco Pirinã, Cacuriá Assa Cana e Dança Portuguesa Filhos de Lisboa.

O Boi Brilho da Ilha foi um dos estreantes no cortejo. A manifestação folclórica está completando 10 anos e é comandada pela presidente Marileide Lage Silva. Ela destacou que foi uma emoção diferente participar do desfile de grupos folclóricos por uma via movimentada como a Rua Grande.

“Passamos no meio de muita gente e mostramos nossa indumentária e a nossa dança. Foi bem diferente do que fazemos nos arraiais”, disse Marileide Silva, acrescentando que o boi tem programação até o dia 22 de junho, mas também se apresentará em cidades do interior do Maranhão.

O Brilho do Mar desfilou com 28 índias, 14 vaqueiros campeadores, 10 rajados, três índios guerreiros e duas índias. Já o boi Brilho da Lua retornou à agenda do cortejo junino, pois ano passado não participou.

A índia Mariane Pinto revelou sua satisfação em participar da iniciativa. “Esse cortejo é importante. Nós, que compomos os grupos, vamos ao encontro de quem não pode ou não tem tempo de ir aos arraiais. Afinal, a cultura deve ir aonde o povo está”, disse Mariane Pinto.

Na Rua Grande, a festa criou um clima de arraial, combinando com a decoração da maioria das lojas. Em algumas, os vendedoras usavam chapéus de palha para receber os clientes. Os consumidores também entraram na onda e dançaram ao som dos grupos folclóricos.

“Maravilha isso aqui. O São João é uma festa de Deus e não tem como você não entrar no clima. Eu adoro e o cortejo está ótimo”, disse a estudante Márcia Cristina Lima.

Na sequência do cortejo, foram iniciadas a programação dos arraiais do Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Casa do Maranhão (Praia Grande) e Ceprama (Madre Deus).

O “São João do Maranhão” terá, ao todo, 2.146 apresentações de 549 grupos de bumba meu boi, quadrilha, danças portuguesas, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses e muito mais. Um total 14 espaços, além de cortejos movimentarão as tardes/noites de sextas-feiras até o dia 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário