sábado, 16 de junho de 2012

Projeto leva futsal a crianças e adolescentes do Bairro de Fátima


A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) e o Departamento Autônomo do Bairro de Fátima são parceiros no “Projeto Maranhão Jogando Futsal”, ação desenvolvida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). O projeto envolve 200 atletas entre crianças e adolescentes e tem como objetivo levar à prática do futsal para os jovens que residem no Bairro de Fátima e adjacências.

No início do ano, o Governo do Estado recuperou as instalações do Ginásio Guioberto Alves para que a comunidade pudesse usufruir de uma importante praça esportiva. E o ginásio, que é administrado pela Fefusma, já recebe aulas de futsal destinadas a jovens da comunidade que ocorrem de segunda a quinta-feiras nos turnos matutino e vespertino.

"É a primeira escolinha da Fefusma. A gente quer retribuir todo o carinho dado pela comunidade do Bairro de Fátima, que é um grande celeiro de atletas e dá uma oportunidade de lazer a essas crianças e desenvolvimento de suas atividades no futsal. Este é o primeiro módulo. No ano que vem, vamos reabrir as inscrições para que possamos ampliar a participação de atletas", explicou o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto.

Todas as 200 crianças e adolescentes participantes do "Projeto Maranhão Jogando Futsal" receberam equipagem completa com camisa, calção e meião. Além disso, o projeto também irá se preocupar com a assiduidade e as notas dos garotos. "Existe a preocupação com a educação. Todos os meninos que aqui fazem parte da escolinha têm que estar matriculados em escolas. Vai haver um acompanhamento de suas notas durante todo o semestre. Se o atleta tiver notas baixas, ele não participa mais da escolinha", esclareceu Alim Neto.

Para os moradores do Bairro de Fátima, a iniciativa da Fefusma em parceria com a Sedel e o Departamento Autônomo do bairro, tem uma importância muito grande para a vida dos garotos. "A importância de tudo isso é mais um passo que a gente dá para evitar que essas crianças entrem no mundo das drogas. Nosso objetivo é receber essa garotada e realizar um trabalho de futsal voltado para o social", pontuou João Amorim, presidente do Departamento Autônomo do Bairro de Fátima.

Para o ex-atleta de futebol Magno Boaz, que é um dos professores da escolinha de futsal, é um privilégio poder treinar crianças e adolescentes do bairro. "Para mim é um privilegio estar treinando esses meninos que são da minha comunidade. Espero que esse projeto venha crescer junto com a Federação de Futsal do Maranhão”.

Fonte: Secom do Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário