terça-feira, 12 de junho de 2012

Vianey Bringel defende mais vagas para residência médica no Maranhão


Ao destacar a criação das 160 vagas para o Curso de Medicina da Ufma, nos municípios de São Luis, Pinheiro e Imperatriz, a deputada Vianey Bringel (PMDB), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (11), afirmou que a abertura de novas vagas é de suma importância, mas que elas, por si só, não resolvem o problema.

Para Vianey, apesar da boa intenção e da necessidade de abertura de novas vagas para as faculdades, essa é uma política equivocada do MEC. “Só que eu acho que ainda é uma política errada, a política do MEC em apenas abrir vagas na universidade”.

A deputada defende que o ideal seria aumentar, proporcionalmente, o número de vagas para residência médica. “Assim, nossos alunos não precisariam ir para o sul do país para ser um residente. E muitas vezes ficam por lá mesmo, onde encontram hospitais bem equipados e emprego farto”, declarou.

Bringel disse que é preciso abrir imediatamente residência de clínica médica, ortopedia, anestesiologia, pediatria e de ginecologia, que são as especialidades mais escassas no interior do Estado.

Na avaliação da deputada, com a oportunidade das residências médicas os médicos permaneceriam no Estado, aumentando o número desses profissionais nos hospitais do Maranhão.

“Se aumentar apenas o número de vagas nas universidades vai continuar o mesmo problema: termina o 6º ano, [os acadêmicos] descem todos para o Sudeste do país e poucos voltam. Na minha época, muitos se transferiam no 5º ano”, advertiu Vianey Bringel.

Fonte: Blog do Abimael Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário