quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hemomar fará campanha para aumentar número de doações no período junino


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promove, a partir desta quinta-feira (14) até o dia 29, campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan "Preserve a chama da vida. Doe sangue neste São João!", a iniciativa tem por objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas.

A campanha tem como finalidade mobilizar doadores em uma época em que geralmente ocorre a diminuição no número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências. Por este motivo é que o Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda a demanda hospitalar para transfusões de sangue.

Na data de inicio, dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além do atendimento aos doadores no hemocentro, durante o período de campanha, a unidade móvel de coleta de sangue estará nos seguintes pontos: Igreja Batista Esperança - Coroadinho (16/06); Igreja Batista Alvorecer - São Bernardo (23/06) e Hospital Carlos Macieira (27/06).

Quem preferir poderá comparecer ao hemocentro para fazer sua doação, localizado na rua 5 de janeiro s/nº- Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue: 0800-2806565 e 3216- 1134.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (no mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg, apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.

Fonte: Secom do Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário