terça-feira, 12 de junho de 2012

Aberta a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente


No ano em que são comemorados os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, acontece até quarta-feira (13), no Espaço Renascença, a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi aberto hoje (11), pelo vice-governador, Washington Luiz, e pela secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Luiza Oliveira.

Para o vice-governador, o evento é uma oportunidade de gerar diálogo e estratégias de defesa às crianças e aos jovens. “Estamos realizando esta conferência com a sociedade civil para debater questões referentes a garantia de direitos da criança e do adolescente, implementar políticas e melhorar o que é preciso. Este é o nosso compromisso”, destacou.

Cerca de 700 pessoas de 108 municípios maranhenses participam da programação da conferência, que inclui mesas-redondas, palestras, paineis e apresentações culturais.

O evento, que tem o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, também marca a escolha de 94 delegados que representarão o Maranhão na IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que se realizará em Brasília-DF, no período de 11 a 14 de julho de 2012.

Na oportunidade, foi lançada a MapaDCA, uma plataforma online gratuita e de livre acesso criada para facilitar o levantamento de informações sobre a realidade de crianças e adolescentes nos municípios.

“É muito importante chamar a atenção para este mapeamento de violências porque aí sim poderemos elaborar políticas públicas eficientes na área”, frisou a secretária Luiza Oliveira.

Segundo ela, a Sedihc conta ainda com outros projetos para reforçar metas na garantia de direitos da criança e do adolescente. “Já estamos desenvolvendo dois programas no tratamento da proteção infanto-juvenil, o PAIR – que trata do fortalecimento de ações no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Maranhão – e o combate ao sub-registro – que possibilita o registro básico para a inclusão em programas sociais”, ressaltou.

Também participaram da solenidade a coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini e conselheira estadual, Maria Ribeiro; representantes do Unicef no Maranhão, Eliane Almeida, e do Fórum Maranhense das Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Fórum DCA-MA), Ana Amélia Bandeira; e o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Carlos Sergio Sousa; além de jovens, representantes de órgãos municipais, estaduais e organizações não-governamentais.

Fonte: Secom do Governo do Estado do Maranhão
Foto: Antônio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário