segunda-feira, 23 de julho de 2012

UM DEBATE NECESSÁRIO: Qual o papel da imprensa no assunto corrupção? E as veias expostas do subjornalismo praticado no Maranhão.



Há muito se tem percebido a proximidade de jornalistas, radialistas e blogueiros de autoridades, empresários agiotas e pessoas envolvidas em atos de corrupção, concernentes a desvios de recursos públicos.

De tal modo que a expressão “JABÁ” (propina) se tornou comum nos bastidores da imprensa escrita e televisionada, além dos blogs que surgiram com uma força surpreendente.

Antes mesmo da morte de Décio Sá, este blog divulgou como estavam se comportando vários jornalistas, radialista e blogueiros.

Uma lista de controle da imprensa foi descoberta em Paço do Lumiar, exatamente na cidade onde o Ministério Público descobriu uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA destinada a promover o desvio de dinheiro público do município de Paço do Lumiar,....

O blog, para chamar a atenção para a gravidade dos fatos, publicou a lista com a seguinte manchete:

Somente um jornalista teve a hombridade de se manifestar (leia aqui!). Os demais silenciaram por não terem o que dizer para a sociedade ou por achar que tudo iria cair no esquecimento. Ledo engano, o assassinato de Décio trouxe à tona as veias expostas do subjornalismo que se pratica no Maranhão.

O blogueiro Cesar Bello emitiu opinião e detalhou as posturas dos radialistas e suas participações na blindagem da prefeita de Paço do Lumiar (Leia aqui a postagem e os comentários).

Robert Lobato também chamou atenção, dizendo que tudo isto deveria ser esclarecido pelos os que constam da lista. (Leia aqui!).

O jornalista Roberto Kenard põe o dedo na ferida e deixa às claras a proteção dos que constam da lista dão às irregularidades comprovadas de corrupção em Paço do Lumiar.

O jornalista lembra que Gracielli, esposa de Fábio Brasil, enumera em depoimento as prefeituras de Dom Pedro, Rosário e Paço do Lumiar.

E o que fizeram os blogueiros, radialistas e jornalistas que tiveram acesso ao depoimento da viúva de Fábio Brasil?
Falaram das ligações dos prefeitos de Dom Pedro e Rosário com Gláucio.

Deixaram de lado a prefeita Bia Arôso, de Paço do Lumiar.

“Por quê? Simples, a prefeita de Paço do Lumiar mantém inúmeros blogueiros e jornalistas no cabresto por conta de dinheiro mensal”, conclui o jornalista Kenard.

Por que blogueiros, jornalistas e radialistas fingem não saber de nada?

A resposta continua sendo simples:

Porque a corrupção calou a imprensa do Maranhão com o jabá, com a propina.

Colocando alguns jornalistas e blogueiros sérios na mira da pistola da corrupção, que tem tentáculos nos 3 poderes constituído e é blindada pelo 4ª poder, a imprensa mascarada e propineira.

A partir das universidades, provocaremos um debate sobre o papel da imprensa diante de casos de corrupção como o descoberto na cidade de Paço do Lumiar.

Qual a razão da preocupação do blog?

A corrupção mata e a imprensa que recebe propina também, pois dar força para as organizações criminosas quando silenciam.

Em tempo: Ataque a este blog e aos artigos do Jornalista Roberto Kenard perpetrado em programa da Rádio Difusora, não contribuem para o debate.

Não há mais como tampar o sol com a peneira.

As veias do subjornalismo que se pratica no Maranhão estão exposta.

O debate é necessário.

Acesse o Grupo o Papel da Imprensa (AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário