sexta-feira, 29 de março de 2013

" PROJETO SALANGÓ" O GRANDE ELEFANTE BRANCO DA ADMINISTRAÇÃO LOBÃO/SARNEY PASSARÁ POR REVITALIZAÇÃO E PREFEITURA DE SÃO MATEUS PEDE SOCORRO PARA O GOVERNO FEDERAL



São Mateus - A sociedade clama por soluções para o "PROJETO SALANGÓ" Teve inicio a 20 anos a construção do elefante branco da administração Lobão/Sarney, exatamente no ano 1993, a grande parte da população do município de  São Mateus do Maranhão sonhava em ver uma grande melhoria na qualidade de vida  em especial ao homem do campo, naquela ocasião o tão sonhado projeto visava atender grande parte da população, hoje o projeto que custou para os cofres públicos $ 73 milhões de dólares contempla apenas 437 famílias  com a proposta de Revitalização este numero passaria para 2000 famílias beneficiadas.
A grande revolta da sociedade local é que durante estes 20 anos de enganação, nunca o Projeto Salangó foi entregue para a população em definitivo, se tornando assim uma grande bola de neve de desvio de dinheiro público no Estado.


ABAIXO ESTA O CONVITE ONDE IRÁ ACONTECER UM SEMINÁRIO DE REVITALIZAÇÃO DO PROJETO

Temos a honra em convidar vossa senhoria, para participar do I Seminário “REVITALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ” a ser realizado nos dias 05 e 06 de abril de 2013, na sede municipal de São Mateus do Maranhão - MA.
Um dos pontos intrigantes é que com a eleição do novo prefeito de São Mateus: Miltinho Aragão, tirou o sossego do governo maranhense, e desde então o novo gestor se preocupa em federalizar o projeto e com isso vem atona os grandes desvio de verbas públicas no governos do atraso. 

Devo-lhe inicialmente esclarecer que, o “Projeto Salangó” é um dos mais importantes projetos de irrigação do país, destinado aos agricultores familiares para a produção de grãos e cereais, como: arroz, milho, feijão, mandioca, gêneros alimentícios de primeira necessidade e de demanda comprovadamente insatisfeita. Atendendo assim um grupo hoje de 437 famílias que estão alocados dentro do projeto diretamente, mais que sendo Revitalizado atenderá uma média de 2000 famílias.

Implantado no ano de 1993 com recursos alocados do Ministério da Integração Nacional, pelo Governo do Estado do Maranhão, o “Projeto Salangô”, encontra-se agonizando, tendo em vista, que não foi concluído, necessitando urgentemente da atenção do Governo Federal.

Diante desse cenário e com as perspectivas apontadas pelo diagnóstico preliminar da CODEVASF-MA, vislumbramos uma nova realidade para o município de São Mateus do Maranhão, com crescimento econômico e social. Para a consecução desses objetivos é necessário planejar para transformar com visão de futuro e o primeiro passo é a FEDERALIZAÇÃO DO PROJETO SALANGÔ, temática principal do Seminário.
Outra consideração a fazer, é que será instalada no dia 06/04/2013 uma a “Mesa de Autoridades” com objetivo de apresentar os resultados das oficias de políticas públicas de: Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, Ação Social, Saúde e Educação, que será construído com a participação dos vários segmentos da população intitulados de atores estratégicos, formados por agricultores familiares, pescadores, ambientalistas, sindicatos, associações, agricultores das áreas de reforma agrária, técnicos, professores, agentes de saúde, biólogos e secretários municipais, essa "Mesa de Autoridades" será formada por Ministros, Prefeitos e secretarios Estaduais que se faram presentes nesse evento.
Informaçoes técnicas:
Projeto Salangô:
  • Area Total - 3.608 ha
  • Area Irrigada - 298 ha por inundaçao
  • Area a ser Irrigada - 1.500 ha com sistema de irrigaçao (inativo no momento)
  • Area total Utilizada (hoje) - 2.076 ha

Proposta Inicial do Projeto:

  • Agricultor: area de 4 ha por familia
  • Técnicos: area de 8 ha por familia
  • Empresarios: 30 ha (licitação)


Mesmo com toda as dificuldades, no ano corrente já se iniciará a colheita de 200 mil sacos de arroz apartir da 1º quinzena de Abril, mais que sengundo os calculos tecnicos, com a Revitalizaçao do projeto poderemos chegar a fazer colheita anual de 1 milhao de sacos de arroz  Evidenciando assim o potencial gigantesco da produçao de graos desse projeto, mais não deixando de enfatizar que o "Projeto Salangô" tem a capacidade de produzir Hortaliças, Fruticultura entre outras culturas perenes, como também um grande potencial para psicultura tendo em vista que há grandes canais de abastecimento de agua em toda extensão do projeto além de seus lagos e areas alagadas.



Diante do ensejo, gostariamos de reiterar sua importancia diante da imprensa estadual e enfatizamos sua presença e colaboração diante desse evento. Estamos lhe enviando em anexo o cronograma e o convite do evento.

Sua presença é de fundamental importancia,




PROJETO SALANGÔ
UM OLHAR NO FUTURO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário