quarta-feira, 6 de junho de 2012

3º Salão de Artes Plásticas abre nesta quarta-feira

A 3ª edição do Salão de Artes Plásticas de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), será aberta nesta quarta-feira, 06 de junho, em cerimônia realizada às 19h no Trapiche Santo Ângelo (Oficina Escola).

Ao todo, 60 artistas e profissionais foram selecionados, reunindo cerca de 120 obras nas modalidades de pintura, escultura, fotografia, gravura, vídeo, instalação e performance. Entre as categorias, o destaque é para fotografia, que teve o maior número de obras inscritas, 33 trabalhos, de 17 profissionais diferentes.

O Salão foi instituído pela lei nº 4.919 de 17 de janeiro de 2008, cujo objetivo é reconhecer publicamente, através de premiação. Este ano, em homenagem aos 400 anos de São Luís, todos os trabalhos inscritos têm como base o fragmento do poema “Canhões do Silêncio”, do escritor e jornalista José Chagas: “A cidade foi possuída pelo tempo, está grávida de seu passado e, dependendo de nós, poderá parir um demônio ou um anjo”.

O Júri Técnico selecionará, entre todos os participantes, cinco trabalhos que receberão prêmios no valor bruto de quatro mil reais, independente da categoria. E, também o melhor trabalho do Salão que receberá um prêmio no valor bruto de dez mil reais.

Exposição Memória

Além da exposição das obras selecionadas que concorrerão à premiação, será aberta também uma exposição paralela, comemorativa ao aniversário de São Luís, intitulada: “Exposição Memória”, onde o público poderá ter acesso à fotografias antigas, cedidas por moradores da cidade, resgatadas de acervo de particulares, pesquisadores e fotógrafos profissionais e amadores, que retratam imagens do rico patrimônio artístico, arquitetônico e cultural da capital maranhense.

O Salão de Artes Plásticas ficará aberto à visitação pública até o dia 30 de setembro, nos seguintes horários: de segunda à sexta, das 9h às 13h e das 15h às 19h, no Trapiche Santo Ângelo (Oficina-escola), que fica localizado na Avenida Vitorino Freire, s/n – Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração).

Por Secom da Prefeitura Municipal de São Luís 


Nenhum comentário:

Postar um comentário