sábado, 16 de junho de 2012

São Luís recebe prêmio em evento do Ministério do Turismo e Anseditur


São Luís recebeu o prêmio de maior evolução em “Marketing e Promoção” do Destino Capital entre os 65 Destinos Indutores do Turismo. O evento de premiação aconteceu durante o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). O dado foi divulgado no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em conjunto com o Ministério do Turismo e o Sebrae.

O Índice é elaborado desde 2009 e leva em consideração 13 dimensões dos 65 destinos indutores apontados pelo Plano Nacional de Turismo. Segundo a Secretária Municipal de Turismo (Setur), a cidade esteve sempre em crescente nos últimos anos, tendo destaque nacional. O relatório deste ano (2012 relativo a 2011) mostra um crescimento maior que a média nacional. São Luís teve uma média de crescimento geral de 66,3(em um máximo de 100); contra 57,5 do Brasil; e 65,5 das capitais participantes do grupo.

Os destaques nos números relacionados à capital maranhense foram as dimensões “Monitoramento”, com crescimento de 18,5 em relação a 2010; “Marketing e Promoção do Destino”, elevando 18,2 a mais que o ano anterior, sendo, inclusive, o maior crescimento do Brasil; e Cooperação Regional, maior 8,2 pontos se comparado a 2010.

“A Prefeitura tem trabalhado com afinco na divulgação da cidade pelo Brasil o que gerará a médio-longo prazo um aumento do fluxo de turistas em São Luís. O prêmio que recebemos de evolução “Marketing e Promoção” é fruto de um trabalho focado, respeitando as características de São Luís e repassando tais peculiaridades de forma correta a cada emissor de turistas, seja ele de lazer ou de negócios”, explicou o secretário municipal de turismo, Liviomar Macatrão.

Pesquisas
A dimensão “Marketing e Promoção” do destino é mensurada a partir de pesquisas no Planejamento de Marketing da cidade; Participação em Feiras e Eventos no país e no exterior; qualidades no material promocional e exposição dos atrativos turísticos da cidadena internet. O Marketing turístico é fundamental para a divulgação dos atrativos turísticos da cidade e para a comercialização de roteiros locais e regionais.

“Nossa primeira meta no grupo dos 65 destinos indutores foi alcançada, que é ter a maior evolução em um dos 13 aspectos. Agora queremos manter a crescente em todas as esferas e figurar entre as melhores cidades para ser visitadas pelos turistas”, concluiu Macatrão.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a FGV, avalia a capacidade dos destinos turísticos de gerarem negócios de forma contínua e sustentável. As 13 dimensões avaliadas são infraestrutura geral, aspectos ambientais, aspectos culturais, atrativos turísticos, acesso, economia local, aspectos sociais, capacidade empresarial, políticas públicas, cooperação regional, serviços e equipamentos turísticos, marketing e promoção do destino e monitoramento.

 Capitais Premiadas

Veja quais foram as capitais premiadas em cada uma das 13 dimensões:

Infraestrutura – Maceió (AL)
Acesso – Maceió (AL)
Serviços e Equipamentos – Aracaju (SE)
Atrativos Turísticos – Cuiabá (MT)
Marketing e Promoção – São Luís (MA)
Políticas Públicas – Rio Branco (AC)
Cooperação Regional – Porto Alegre (RS)
Monitoramento – Porto Velho (RO)
Economia Local – Rio de Janeiro (RJ)
Capacidade Empresarial – Porto Velho (RO)
Aspectos Sociais – Campo Grande (MT)
Aspectos Ambientais – Vitória (ES)
Aspectos Culturais – Goiânia (GO)

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de São Luís

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