quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Empate Tecnico deverá confirmar Reeleição do Prefeito João castelo-PSDB de São Luis




O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, mostrou forte reação nas duas últimas semanas e já empatou tecnicamente com o candidato da coligação “Muda São Luís”, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), de acordo com a segunda pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto realizada no 2° turno das eleições em São Luís.
Pelo novo levantamento, Holanda Júnior teria 46,3% dos votos se as eleições fossem hoje – ele tinha 54,6% na pesquisa divulgada dia 14, queda de 8,3 pontos percentuais. Já Castelo teria 41,6% dos votos – 34,3% há duas semanas e crescimento de 7,3 pontos percentuais.
A pesquisa Escutec/O Estado mostra o bom momento da campanha de Castelo, que acertou no programa eleitoral e conseguiu descontruir a imagem positiva que Holanda Júnior vinha passando desde o 1º turno das eleições.

Como a margem de erro da consulta é de apenas três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos já estão em situação de empate técnico, exatamente onze dias depois de o petecista estar liderando por mais de vinte pontos percentuais.
Os eleitores que declararam votar em branco, ou nulo, somaram 4,3% e outros 7,9% declararam ainda não saber em quem votar, ou preferiram não responder à pergunta. A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 800 eleitores, entre os dias 22 e 24, e havia sido registrada na Justiça Eleitoral, dia 19 de setembro, sob o protocolo MA-542/2012.
Votos válidos – No cenário por votos válidos, excluídos brancos, nulos e os entrevistados que não quiseram responder, a diferença é um pouco maior. Assim, Edivaldo Holanda Júnior teria 52,6%, contra 47,4% de João Castelo. No dia 14, o petecista tinha 61,5% nesse levantamento e o prefeito apenas 38,5%.
Outro dado que aponta a reação do tucano é o levantamento da chamada percepção de vitória – quando o eleitor é instado a dizer quem acha que será o vencedor da eleição independentemente do voto dele. A Escutec/O Estado mostra que 50,6% acham que Holanda Júnior será o novo prefeito – eram 64,3% na primeira pesquisa. Já Castelo será reeleito para 38,8% dos entrevistados – apenas 28% acreditavam nisso semana passada. ( O Estado do Maranhão ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário