quinta-feira, 5 de julho de 2012

Videomonitoramento em vias públicas de São Luís


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) dará inicio oficialmente nesta quinta-feira (5), às ações para a instalação do Sistema de Videomonitoramento em vias públicas em São Luis. A assinatura da ordem de serviço acontecerá nesta quinta-feira (5) no gabinete do secretário Aluisio Mendes.

Devem participar da assinatura da ordem de serviço o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; os comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; a delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende, além de representantes Expernet Telemática Ltda., empresa vencedora do Pregão nº 095/2012, executado pela Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) do Estado.

Inicialmente, a secretaria vai instalar 100 câmeras móveis em locais estratégicos da capital, funcionando 24 horas por dia. Entre os locais estão o Centro Histórico, a Lagoa da Jansen, além das avenidas Litorânea, Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco. O sistema contará com que há de mais moderno no setor no país. Serão instaladas câmeras de última geração, com tecnologia HDTV, que possuem excelente qualidade na captação e transmissão da imagem, e em todas elas, será possível ainda receber sinais de áudio.

Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 19 milhões. O objetivo é cobrir, principalmente, os pontos onde há grande concentração de agências bancárias. Alguns bairros, de acordo com índices de criminalidade, também devem ser incluídos nesta primeira fase.

As câmeras vão auxiliar nos trabalhos de patrulhamento feito em toda a Região Metropolitana de São Luís, possibilitando com que as polícias busquem melhores resultados no combate à criminalidade e à violência, a partir de operações e ações focadas estrategicamente com o auxílio do novo aparato.

Além desta medida, está prevista também a reforma e adequação da sala onde vai funcionar a central de comando e controle de videomonitoramento, localizada no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). De acordo com o secretário Aluisio Mendes, até o mês de setembro, o sistema estará operando completamente.

Ainda segundo o secretário, até o final de 2013, serão instaladas em toda Região Metropolitana um total de 300 câmeras de videomonitoramento. O secretário de Segurança já anunciou a substituição do sistema analógico de comunicação, que é utilizado atualmente, pelo digital. A transferência possibilitará maior segurança na troca de informações entre as polícias e o Ciops.

Por Jornal Pequeno 
Foto: Biné Morais/G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário