sexta-feira, 1 de junho de 2012

Teatro Arthur Azevedo comemora 195 anos com música no palco


O Teatro Arthur Azevedo comemora, nesta sexta-feira (1º), 195 anos de história em prol das artes cênicas do Maranhão. Para celebrar a data, artistas maranhenses se uniram à direção do TAA para realizar o show “Louvação a São Luís”, às 20h, dentro das festividades do aniversário de 400 anos da capital maranhense.

O show terá participação dos cantores Fátima Passarinho, Mano Borges, Cláudio Pinheiro, César Nascimento, Gabriel Melônio, Flávia Bittencourt, Inácio Pinheiro, Fernando de Carvalho, Rosa Reis e Roberto Brandão. A entrada é franca - sendo que o público deve retirar o convite na bilheteria do Teatro 1 hora antes do início do espetáculo.

Um teatro de grandes artistas. É assim que o TAA é visto por representantes da arte brasileira que já tiveram a oportunidade de apresentar espetáculos de teatro, dança ou música. Para os maranhenses, é também um orgulho, tanto que é visto como um templo sagrado da cultura local.

Não é à toa que recebeu tantos títulos. O TAA é um dos sete Tesouros do Patrimônio Cultural Imaterial de São Luís, título concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, no mês de abril de 2012. É um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil. Também é o segundo mais antigo teatro em atividade no país, sendo uma das pérolas da arquitetura neoclássica brasileira.

O palco do Arthur Azevedo viu nascer a primeira atriz genuinamente brasileira, Apolônia Pinto, em 1854, que estreou aos 15 anos com o espetáculo “A Cigana de Paris”, em 1866.

História

Foi aberto ao público em 1º de junho de 1817, com o nome de Teatro União. Depois, se chamou Teatro São Luiz e, somente no início do século XX, por determinação de Urbano Santos, então governador do Maranhão, recebeu o nome de Teatro Arthur Azevedo, uma homenagem ao dramaturgo maranhense falecido na cidade do Rio de Janeiro, em 1908.

Durante toda sua existência como Casa de espetáculos, sofreu sete interrupções em seu funcionamento, fechando as portas para reformas e reparos em sua estrutura física. A primeira foi entre 1852 e 1854 e a última entre 2002 e 2005. Mas, a reforma mais significativa aconteceu entre o período de 1991 e 1993, quando técnicos, engenheiros e arquitetos realizaram pesquisa histórica na busca de reconstituir os detalhes originais já desaparecidos nas reformas sofridas e aliá-los à modernização das casas do gênero.

Em estilo neoclássico, o Arthur Azevedo conta com uma plateia de 756 lugares, distribuídos em áreas de plateia, frisa, camarote, balcão e galeria.

Formação

Na busca de abrir e oferecer oportunidades, desde 2005, o TAA desenvolve projetos de formação de plateia e de capacitação cênica e técnica. Também passou a realizar cursos e oficinas no sentido de suprir as carências, a exemplo do projeto Núcleo Arte Educação (NAE), desenvolvido em parceria com a secretaria de Estado da Educação, na realização de cursos de artes nos segmentos do teatro, dança e música (canto e piano), com alunos de escolas públicas estaduais, na faixa etária de 8 aos 16 anos, no turno matutino com aulas em dias alternados, dentro do programa de formação de plateia.

Oferece, ainda, cursos de capacitação cênica e técnica, no projeto Empreendedorismo Sustentável nos 400 Anos de São Luís, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae-MA), nas áreas de iluminação cênica, maquinaria e contra regra, técnica de áudio, produção cultural, receptivo cultural, dramaturgia, direção teatral, cenografia, coreografia, figurino, adereçaria cênica e maquiagem cênica. As aulas foram iniciadas neste mês de maio.

Serviço

O QUÊ: Show “Louvação a São Luís”, em celebração aos 195 anos do Teatro Arthur Azevedo
QUANDO: Nesta sexta-feira (1º), às 20h
ONDE: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro de São Luís)
ENTRADA FRANCA - o público deve retirar o convite na bilheteria do Teatro 1 hora antes do início do espetáculo.


Por Abimael Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário