sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governadora Roseana vistoria as obras da Via Expressa e da Avenida IV Centenário


A governadora Roseana Sarney, acompanhada dos secretários de Estado Max Barros (Infraestrutura); Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); João Alberto (Programas Especiais); Jura Filho (Turismo); e de deputados, iniciou o roteiro de inspeções nesta quinta-feira (31) visitando o trecho da obra da Via Expressa localizado entre a Avenida Carlos Cunha e o bairro da Cohafuma.

Na ocasião, a governadora adiantou que além dessas obras, o governo dará ordem de serviço para início da urbanização do Espigão Costeiro e garantiu que o Estádio Castelão também será entregue até as celebrações do IV Centenário. Roseana sinalizou que já está em negociação, além de um jogo da seleção brasileira, uma partida do Campeonato Brasileiro, onde o público ludovicense deverá acompanhar um clássico comemorativo com a equipe do Santos ou a do Flamengo. Ela antecipou ainda que, até o dia 8 de setembro, a cidade receberá um evento nacional na área da saúde e frisou a realização da reunião anual da SBPC e a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira como pontos altos das comemorações dos 400 anos.

Sobre o atraso nas obras do Aeroporto Marechal Cunha Machado, a governadora foi enfática. “Se até o final de julho as obras não estiverem sido finalizadas, entrarei com um processo contra a Infraero, por que isto está atrapalhando meu estado e a minha cidade e não poderá comprometer as festividades no aniversário de 400 anos”, disse Roseana.

Via Expressa

Durante a vistoria, Roseana Sarney ressaltou que a perspectiva é que o governo entregue a primeira etapa da obra até o aniversário da São Luís – o equivalente a dois dos sete km da obra completa – e até o fim do ano, as obras devem ser finalizadas.

“Vamos convidar a presidenta Dilma Rousseff para que ela venha participar das nossas festividades e devemos entregar a obra completa, no máximo, até o início do próximo ano, mas já estamos elaborando o projeto que ligará a Via Expressa ao Anil. Com a Via Expressa, as pessoas vão ganhar tempo e conforto. Essa vai ser uma grande obra para a cidade, além de já ser uma grande geradora de empregos”, destacou a governadora.

O secretário Max Barros falou da importância da obra para a cidade. “Todos que moram em São Luís sabem que a cidade está completamente congestionada e o corredor mais congestionado é da Avenida Jerônimo de Albuquerque. A Via Expressa, que será paralela a Jerônimo de Albuquerque, ajudará a desviar esse trânsito que hoje está inflado, em uma via moderna, com seis faixas, ciclovias, canteiro central, passeio e faixas exclusivas para o transporte coletivo”, enfatizou.

De acordo com Max Barros, estão sendo construídas cinco pontes, todas em andamento – que correspondem a quase 1 km da via -, e dois viadutos, um na Avenida Carlos Cunha e outro no Maranhão Novo.

Quarto Centenário

As obras na Avenida Quarto Centenário, que ligará a Avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha, até a Camboa, na cabeceira da ponte Bandeira Tribuzzi, já estão bem adiantadas. Segundo o secretário Pedro Fernandes, mais de 60% da obra já foi concluída e a previsão de entrega é até dezembro, com a possibilidade de antecipação da data.

“Estamos com 16 frentes de trabalho. Em relação às obras de melhoria habitacional e regularização fundiária, nós precisamos da criação novos terrenos, mas no sábado passado já lançamos um programa no Sítio Piranhenga que vai construir 1.104 unidades residenciais”, afirmou.

Para a governadora, essa é uma obra de responsabilidade social. “A Quarto Centenário vai melhorar evidentemente o trânsito, mas também a vida dos cidadãos. Nós temos mais de seis mil pessoas que viviam precariamente aqui nessa região. Por isso, realizamos cerca de 15 mil regularizações fundiárias, melhorias habitacionais, fazendo algumas desapropriações e tirando as pessoas do mangue. Agora esses cidadãos vão ter uma vida com mais dignidade”, declarou.

Outras obras e inaugurações

O Governo do Estado está preparando uma série de inaugurações para o aniversário da cidade. “O Castelão vai estar pronto, todo modernizado e atendendo ao Estatuto do Torcedor. Outra obra importante é a Biblioteca Pública Benedito Leite, que estava interditada na época em que a governadora Roseana assumiu o governo e agora foi toda recuperada, modernizada e climatizada”, declarou o secretário Max Barros.

O secretário comentou ainda que a governadora acabou de assinar convênio com o Ministério dos Transportes para restaurar totalmente a Avenida dos Portugueses e que está finalizando convênio com a presidenta para duplicar o trecho que vai do Araçagi até o conjunto Alphaville, obra que deverá ser iniciada ainda em 2012. Barros afirmou ainda que foi aprovado um projeto de R$ 400 milhões, por meio do PAC – Mobilidade para criação da Avenida Metropolitana, que contará com corredor exclusivo para transporte de massa e que deverá ter processo licitatório iniciado ainda este ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário