quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sectec inaugura estúdios para aulas do Programa Maranhão Profissional


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por intermédio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima), inaugura nesta sexta-feira (8), às 9h, no prédio da Univima (Rua Portugal, 221 – Praia Grande), dois modernos e equipados estúdios. As telessalas estão serão utilizadas para produção e transmissão das aulas do Programa Maranhão Profissional.

“Nosso empenho é no sentido de interiorizar os cursos em Educação à Distância (EAD) em todo Maranhão. Tudo para capacitar e qualificar mais os maranhenses”, enfatizou a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão.

Conforme explicou o secretário-adjunto da Univima, José Torres, este ano, os estúdios transmitirão cursos de qualificação nas áreas de auxiliar administrativo, cuidador de idoso, informática nível intermediário, atendimento no varejo, auxiliar de contabilidade, gestão para o microempresário, formação de tutores, nutrição e saúde.

Serão oferecidos, ainda, 11 cursos técnicos do E-tec Brasil, uma parceria da Sectec com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema/Uemanet), a serem aplicados nos 11 Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas).

“O Governo do Maranhão irá oferecer 2.760 vagas nos cursos técnicos de controle ambiental, guia de turismo, segurança do trabalho, rede de computadores, informática, contabilidade, serviços públicos, edificações, tecnologia de alimentos, planejamento e gestão de TI e manutenção automotiva”, listou o secretário-adjunto José Torres.

Já com a parceria entre a Sectec com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) será possível implantar a graduação dos cursos de licenciatura de química e biologia nos 11 Cetecmas contemplando 880 alunos nessas áreas. Os estúdios proporcionarão também implantar o Programa Maranhão Profissional – Reforço Escolar em 97 escolas da Secretaria de Estado da Educação, ministrando aulas em EAD nas áreas de reforço para o Enem.

“Enfim, os novos estúdios da Sectec/Univima serão a tecnologia disponibilizada pelo estado para fazer chegar a todos os cidadãos maranhenses a qualificação necessária para consolidação do Programa Maranhão Profissional”, destacou o pró-reitor Francisco Solon Lula Oliveira, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Univima.

Por Secom do Governo do Estado do Maranhão
Foto: Geraldo Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário