quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prefeitura de São Luís participa do XXVIII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas


O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Maranhão (Sintag-Ma) realiza, até o dia dez de junho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o XXVIII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas. A cerimônia de abertura ocorreu nesta quinta-feira (07) com a presença do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França, e do Ministro de Agricultura, Pecuária e de Abastecimento Mendes Ribeiro Filho 

Júlio França disse que a Prefeitura não poderia deixar de apoiar o encontro. “Reconhecemos nessa categoria o principal suporte da produção rural familiar em todo território brasileiro, especialmente em São Luís, onde a Prefeitura, através da Semapa, mantém dezenas de técnicos agrícolas e agropecuários dando assistência técnica e orientação rural a mais de dois mil produtores familiares instalados em sítios, pequenas propriedades e assentamentos agrícolas, localizados nos 29 polos de produção existentes na Zona Rural do nosso município. Sem eles, a pequena agropecuária e a sustentabilidade alimentar estariam inteiramente comprometidas”, afirmou.

Foi aprovada uma agenda positiva de temas importantes para serem discutidos e encaminhados, entre eles: a aprovação de um piso salarial para a categoria, a criação de um conselho federal exclusivo e a abertura de concurso público para as mais variadas especialidades técnicas ligados ao campo e à produção rural como a agricultura, pecuária, pesca e agrimensura.

O presidente do Sintag-Ma, Wennder Robert, disse que a reunião nacional dos técnicos agrícolas em São Luís é fundamental para reforçar reivindicações peculiares de cada região, unir os profissionais em torno de seus problemas crônicos e chamar a atenção das autoridades agrícolas do país para a necessidade de apoiar as atividades dos profissionais, co-responsáveis pela assistência agrícola e orientação rural da produção familiar agrícola.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura do Encontro, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Claudio Azevedo, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dater/MDA), Argileu Martins Silva, e o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequena Empresa do Banco do Brasil (BB), Osmar Dias.

O XXVIII Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas é promovido pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), através do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Maranhão –Sintag-MA, e acontece pela primeira vez fora do eixo sul/sudeste do país, pela necessidade de repercutir os problemas dos profissionais e da agricultura familiar do norte/nordeste em busca de soluções viáveis e atraído pelas homenagens aos 400 anos de fundação de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário