sábado, 16 de junho de 2012

Lei de Incentivo garante vinda da Seleção Brasileira de Handebol ao Maranhão


A Seleção Brasileira de Handebol Feminino Adulto desembarcará no dia 25 deste mês em São Luís. O motivo da vinda da equipe principal do esporte no país é a preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, que ocorre no mês de julho. Na capital maranhense, o Brasil fará dois amistosos contra Cuba, no Ginásio Castelinho, além de outras ações promocionais, como palestras para técnicos locais e visitas a escolas da capital. Tudo isso, só foi possível devido à Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura.

A lei, de autoria do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, permite às empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão apoiarem projetos esportivos e culturais. Foi assim que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) se interessou em financiar este período de treinamento da Seleção Brasileira de Handebol Feminino Adulto na capital maranhense.

De acordo com o secretário Joaquim Haickel, a legislação irá engrandecer o esporte e a cultura no estado. “A Lei de Incentivo é a porta para acontecimentos esportivos no Maranhão. É uma porta que atrás dela tem R$ 13 milhões para o esporte e para a cultura, para que sejam feitas ações que engrandeçam a qualidade da cultura e do esporte em nosso estado”, destacou.

Sobre a vinda da Seleção Brasileira de Handebol, Haickel destacou o apoio da Cemar, que não mediu esforços para este evento tão importante para o esporte. O secretário explicou que é muito simples qualquer empresa se utilizar da Lei de Incentivo, uma vez que 0,40% do ICMS poderá ser destinado a ações esportivas e culturais que irão beneficiar a população maranhense.

“Este projeto do handebol foi o primeiro projeto da lei aprovado pela Cemar e, por isso, quero agradecer à empresa por isso. A nossa Lei de Incentivo é uma adaptação da Lei Rouanet às nossas necessidade e disponibilidade. É uma coisa simples. O governo abre mão do dinheiro, que vai proporcionar um retorno muito importante para a população”, destacou o secretário Joaquim Haickel.

Outras informações sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é www.esporteelazer.ma.gov.br.

Reunião

Nesta sexta-feira (15), representantes da Confederação Brasileira de Handebol se reuniram com o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o presidente da Federação Maranhense de Handebol, José Pinheiro Silva, e com um diretor da Cemar, Carlos Hubert de Oliveira. O objetivo do encontro foi oficializar a vinda da Seleção Brasileira de Handebol Feminino a São Luís.

“É um momento único. Temos duas atletas maranhenses nesta seleção. Acreditamos que será uma das cinco seleções nas Olimpíadas. Tenho muita fé nisso. Agradeço ao secretário Joaquim Haickel que teve um empenho muito grande para a vinda do grupo, pois ele é o autor da Lei de Incentivo no Maranhão”, destacou José Pinheiro Silva.

As atletas do Maranhão, Ana Paula Rodrigues e Sílvia Helena, estão confirmadas para os amistosos em São Luís e, posteriormente, para as Olimpíadas de Londres. “Elas muito nos honram, muito nos orgulham. É a raça, o povo maranhense representado nas Olimpíadas. Eu torço para que venham medalhas”, assinalou Haickel.

Fonte: Secom do Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário