quarta-feira, 6 de junho de 2012

Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro encerram dia 15


O prazo para inscrição no programa Parlamento Jovem Brasileiro encerra dia 15 deste mês. O programa é voltado para os estudantes entre 16 a 22 anos que estejam cursando o 2° e 3° anos do ensino médio e oferece a oportunidade de simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa anual da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação.

Para participar, os alunos precisam preencher a ficha de inscrição, disponível no portal da câmara no endereço eletrônico: www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/ficha-de-inscricao-pjb-2012-pdf e anexar o seu projeto de lei junto com a documentação pessoal. Após isso, é necessário entregar a documentação na secretaria da instituição de ensino em que estuda.

O projeto de lei elaborado pelo estudante poderá tratar sobre qualquer tema. No entanto, sugere-se que ele esteja no domínio das seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Ao todo, serão selecionados 78 “deputados jovens” de todo o Brasil. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Os jovens são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos seus respectivos estados, que encaminham os projetos ao Consed. Por sua vez, o Conselho envia os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, irá escolher os projetos participantes.

Os estudantes selecionados têm suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados e se encontrarão este ano entre 24 e 28 de setembro, em Brasília.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, participaram 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.  A finalidade do programa é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a oportunidade de participação do processo democrático do País. 

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário