quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alunos da rede estadual participam do concurso de redação do Senado


Com a finalidade de proporcionar aos estudantes dos dois últimos anos do ensino médio, da rede estadual de ensino, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal, acontece em escolas estaduais de todo Brasil, o 5º Concurso de Redação do Senado Federal.

Podem participar do concurso alunos de todas as escolas públicas estaduais e do Distrito Federal que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e tenham idade de 16 a 19 anos.

O concurso integra as atividades do Programa Senado Jovem Brasileiro, também intitulado “Jovem Senador”, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010. O certame é planejado, executado e avaliado pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

As redações das escolas estaduais e federais participantes deverão ser selecionadas no estado de origem por uma comissão de professores da Secretaria de Educação e a redação vencedora no estado deverá ser enviada ao Senado Federal até 28 de setembro.

No Maranhão, as redações vencedoras em cada escola, devem ser encaminhadas à Supervisão de Gestão Escolar da Secretaria de Educação (Suage/Seduc), até o dia 31 de agosto. A redação teve estar em gênero dissertativo e extensão de 20 a 30 linhas, a partir do tema: “Meu município, meu Brasil”.

Os 27 finalistas representarão seus estados em Brasília no Projeto Jovem Senador.  Eles terão a oportunidade de simular, durante três dias, na capital federal, a atuação dos Senadores da República, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do país. Além disso, os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação pelo Senado Federal.

As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional também receberão computadores, publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação.

Etapas

O Concurso de Redação do Senado Federal é composto de três etapas.

Na primeira etapa (na escola) a escola seleciona a redação que irá representá-la e a encaminha à Secretaria de Educação do seu estado ou do DF. Na segunda etapa (no estado e no DF) a Secretaria de Educação seleciona a redação finalista, bem como as redações classificadas em segundo e em terceiro lugares e as encaminha ao Senado Federal. Na terceira etapa (nacional) a Comissão Julgadora do Senado Federal avalia, julga e classifica as redações, selecionando o primeiro, o segundo e o terceiro lugares na etapa nacional.

Fonte: Secom do Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário