quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnaval de Brasília homenageia São Luís



O Império do Guará trará, no Carnaval de 2013, a homenagem a cidade de São Luís do Maranhão, resgatando seus valores culturais e suas belezas naturais e a sua magnífica arquitetura coloniais. São Luís é mais uma das aquarelas brasileiras.

Então, o IMPÉRIO DO GUARÁ ajoelha e se rende a essa riqueza brasileira homenageando  em seu enredo  do Carnaval 2013. Estamos maravilhados e entusiasmados com essa proposta. São Luís vai está no Ceilambódromo no Carnaval do próximo ano.

Na disputa pelo título do Grupo de Acesso, a agremiação será a última a entrar na avenida no domingo (10).

Na Passarela da Alegria serão destacados os mais importantes momentos da cidade. Personagens como Seu Teodoro, Joãosinho Trinta e Alcione serão reverenciados nas alas e alegorias do desfile. "Azulejos portugueses, o tambor de crioula e o reggae também estarão representados", antecipa o presidente da Império do Guará, Mário Santos.


Sinopse e Pesquisa...

Os tambores de São Luís é a obra-prima romanesca de Josué Montello. É a crônica de uma época, sem deixar de ser obra de ficção; é um relato de ordem histórica, onde também avultam os sobradões de azulejos, os portais de pedra, os mirantes, os balcões sobre a calçada de cantaria, as sacadas de ferro, o velho casario, as ruas, as praças, os becos da cidade.

A obra cuja narrativa em terceira pessoa transcorre durante uma noite e algumas horas da manhã seguinte, conta, em tom épico, uma história de três séculos de lutas e insurreições. E embora sua ação romanesca componha uma jornada que se inicia às 22 horas de uma noite de 1915 para fechar-se às 9 horas da manhã seguinte. O relato retrocede aos vários ciclos da história maranhense, misturando presente e passado, com mais de 400 personagens, entre bispos, padres, governadores, boêmios, raparigas, estudantes, professores, oradores populares, negros de ganho, artistas, tipos de rua, tentando reconstituir toda a complexa vida de uma cidade.

São Luís do Maranhão é uma das três únicas capitais brasileiras construídas em ilhas. Além disso, é a única cidade de nosso país a sofrer forte influência de três povos. Fundada pelos franceses, foi depois invadida pelos holandeses e finalmente colonizada por portugueses. O resultado foi uma mistura única de influências que gerou um mosaico histórico como poucos outros no mundo. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, esta cidade é um museu ao ar livre, uma viagem de volta ao passado, e a certeza de um passeio memorável.

As palmeiras e o mar da Ponta da Areia. Se você quer um lugar para relaxar, sair do hotel direto para a areia, sentir a água quente do mar batendo nos seus pés. Nada de barulho, estresse ou trânsito. À noite poder olhar para o céu e ver tantas estrelas como você nem sabia que existiam... A brisa gostosa do mar acariciando os sentidos.... Uma boa companhia num clima bem romântico. Isto lhe parece o paraíso? Pois é... Não é de admirar que o romantismo seja uma das principais atrações desta cidade.

Até o final do século passado, São Luís era apelidado de Atenas Brasileira, graças ao alto nível cultural de sua população. A cidade está situada entre os rios Anil e Bacanga, e seu trecho histórico situam-se a oeste. São centenas de casarões, incontáveis fachadas cobertas por azulejos, sacadas de ferro, janelas e portas em arco, que abrigam desde residências até hotéis, pequenas lojas, mercados, museus, casas de cultura, restaurantes, ateliês, agências de turismo, oficinas de artesanato, e principalmente uma gente simpática que tem prazer em receber visitantes.

Passear pelas ruas de São Luis já é um programa em si, ainda que você não vá a nenhum lugar em especial. Dá para caminhar um dia inteiro, e ir se maravilhando aos poucos com cada recanto ou cada esquina. É um mercadinho escondido aqui, uma escadaria inesperada ali, e assim por diante. Mesmo assim, a cidade também tem pontos que não podem deixar de ser incluídos em qualquer roteiro turístico, como, por exemplo, a Casa do Maranhão, onde se pode aprender muito sobre a cultura desta terra, o Palácio La Ravadière, construído em 1689 em homenagem ao fundador da cidade, Daniel de La Touche, e o imponente Palácio dos Leões, que hoje abriga a sede do governo estadual. Diversos de seus aposentos estão abertos à visitação pública, e os luxuosos aposentos, móveis, esculturas e pinturas belíssimas, fazem com que muitos o considerem como um Palácio de Versalhes em escala reduzida.

A Lagoa da Jansen (Deus é glorioso)  é um dos recantos mais agradáveis da cidade. São 6 mil metros quadrados de área, onde estão restaurantes, quadras de esportes e ciclovias. Na área de lazer em seu contorno estão quiosques oferecendo sucos e petiscos, e durante as tardes e noites de fim de semana este é um dos locais mais agradáveis para uma caminhada em boa companhia ou simplesmente curtir a noite estrelada. A pouca distância da Lagoa está situados a parte moderna de São Luis, com luxuosos prédios residenciais, excelentes hotéis, e o imenso São Luis Shopping, com cinemas, restaurantes e grandes lojas de 
departamento.

Na praia da Ponta da Areia estão alguns dos melhores hotéis da cidade, além de bares e bons restaurantes. Mas nada impressiona tanto como uma caminhada pela areia durante a maré baixa. Você sabia que São Luis é um dos lugares do mundo onde é maior a diferença dos níveis entre maré alta e baixa? São 8 metros de diferença para ser exato, e ao que consta apenas na baía de Saint Michel, França, existe uma maré maior.Em São Luis, duas vezes ao dia, o mar parece fugir da terra. Por algumas horas então podemos avançar centenas de metros em meio às poças deixadas para trás. Nestes momentos únicos, o cenário chega a lembrar uma pintura surrealista ou uma paisagem de sonhos.

Recanto dos Amores está situado na Praça Gonçalves Dias. É uma região elevada, situada a pouca distância do centro, e desta colina tem-se uma excelente visão da foz do Rio Anil e das duas pontes que ligam a cidade história à cidade nova. Quem desejar conhecer o típico comércio da cidade pode aproveitar e seguir pela Rua Rio Branco, cruzar a Praça Panteon e em pouco tempo chegará à Rua Grande, principal pólo comercial de São Luis, onde se encontra desde o comércio popular até filiais das grandes lojas de departamento do país.

Outra curiosidade Maranhense é o Guaraná Jesus, bebida oficial de São Luis. É difícil encontrar quem não goste deste refrigerante cor de rosa, presente em cada mercadinho ou supermercado. Criado em 1920 por um empresário de visão, logo se transformou num sucesso inédito, a ponto de atrapalhar as vendas da Coca-Cola. Mas, como diz aquele velho ditado, se não pode uni-lo, una-se a ele, e foi isto que a multinacional das bebidas fez: Comprou à licença do Guaraná Jesus, e hoje é a Coca-Cola quem produz, engarrafa e distribui o Guaraná Jesus em todo Maranhão, com vendas cada vez maiores. Ah sim é claro que nós experimentamos o Guaraná Jesus, e se você quer saber, ele é uma delícia! Mas quem preferir bebidas mais quentes sempre poderá optar pela tradicional cachaça Tiquira (bebida artesanal, oriunda da mandioca).

Alcântara é outro passeio obrigatório para quem visita São Luis. Esta cidade está situada do outro lado da Baía de São Marcos, e para chegar lá é necessário tomar um dos barcos que zarpam do Terminal Hidroviário. A travessia dura cerca de 80 minutos, e costuma ser agitada, sendo freqüentes os casos de enjôo entre turistas. Mesmo assim, é impossível deixar passar a oportunidade de conhecer esta cidade que se preparou com todo esmero para a visita do imperador Pedro II. Na ocasião, cada Coronel mandou construir um casarão maior que o do seu vizinho; todos querendo ter a honra de abrigar o imperador quando ele chegasse. 

Infelizmente D. Pedro II acabou nunca vindo a Alcântara, frustrando seus pretensos anfitriões. Em compensação, a competição para construir belas mansões legou à história e aos turistas um conjunto histórico como poucos, onde se destacam a Casa de Câmara, Cadeia Pública, Pelourinho e Igreja do Carmo. 

De volta a São Luis, não deixe de percorrer a Rua Portugal, um dos melhores exemplos da arquitetura colonial da cidade. Para encontrar belas peças de artesanato vá até o Ceprama. E não deixe de conhecer a Casa das Tulhas, construção de 1820 onde odem ser encontrados produtos típicos Maranhenses. Percorra ainda o Beco Catarina Mina, famosa escadaria de pedra. Passe pelo Cafuá das Mercês, sobrado que funcionava como mercado de escravos. E visite o Centro de Cultura Popular, onde estão expostos belas vestimentas e interessantes objetos usados em festas populares.

Uma das curiosidades percebidas ao percorrer as ruelas e escadarias de São Luis são quanto aos seus nomes, como o Beco da Bosta (aqui era onde os escravos despejavam as águas servidas), Beco do Quebra Bunda (originalmente pavimentado com pedras muito escorregadias) e Rua do Veado. Outra particularidade de São Luis é sua fama de capital nacional do Reggae, que até lhe rendeu o título de Jamaica Brasileira. Mas a marca registrada da cidade é sem dúvida, os Azulejos Decorados, esta antiga arte portuguesa parece ter chegado à perfeição em São Luis. Em fins do século 18, toneladas de azulejos decorados chegaram a São Luis, sendo instalados em fachadas e interiores de residências. Sua utilização foi imensa devida principalmente ao clima úmido e equatorial da cidade, que danificava pinturas e rebocos, e logo transformou os azulejos na melhor solução para execução de revestimentos.

O Bumba Meu Boi é uma das maiores tradições festivas do Maranhão. Seu personagem principal obviamente é o Boi, representado por uma armação leve, coberta por um tecido colorido. O conjunto é conduzido por um homem escondido na armação. A festa é uma mistura de teatro, dança e música, tendo surgido durante o ciclo econômico da criação de gado, e sofrida influência de diversas culturas.

Conta a lenda que o Bumba meu Boi surgiu graças a um homem e sua mulher grávida, a qual estava com desejos de comer a língua do novilho preferido de um rico fazendeiro, patrão de seu marido. Mesmo contrariado, o marido acaba atendendo à vontade de sua mulher, mas é descoberto ao matar o boi. O casal foge perseguido pelo fazendeiro que deseja puni-los. Ao mesmo tempo é chamado um curandeiro para tentar ressuscitar o boi. No final da história o boi ressuscita, o casal é perdoado, e o fazendeiro resolve dar uma grande festa para comemorar, repleta de alegria, música e dança.

O espetáculo do Boi se desenrola com o público em volta, e no decorrer do evento ocorrem cenas diversas, ensaiadas e improvisadas, detalhando toda a história. Tudo é  acompanhado pela música executada por instrumentos e ritmo diversos, representando os Sotaques, ritmos musicais utilizados nas toadas. Cada Sotaque possui instrumentos específicos que determinam a batida e a evolução do Boi. Os sotaques mais tradicionais são matraca, zabumba e orquestra.

Os principais personagens de cada Boi são o Rico Fazendeiro, o marido (Pai Francisco), a mulher grávida (Mãe Catirina), as índias, vaqueiros, mutucas, e claro, o publico, que se aglomera em volta para tudo ver e participar.Nos meses de junho e julho praticamente toda localidade do Maranhão apresenta seu Boi, sendo que os grupos maiores contam com centenas de Dançantes. Somente em São Luis existem mais de cem Bois. Nos Dançantes de cada Boi destacam-se as ricas e coloridas  vestimentas, muitas delas confeccionadas com veludo, adornado com fitas multicores. Esteja certo que visitar São Luis nesta época do ano é garantia de presenciar espetáculos belíssimos, de muita dança e música, e principalmente poder participar de tudo.


Distribuição do enredo na Avenida

Comissão de Frente: Atenas Brasileira
Mestre-Sala e Porta Bandeira: Sua beleza se encontra nos azulejos
1º Carro: Abre Alas: São Luís a Atenas Brasileira
1º Ala: Fundadores Franceses
2º Ala: Invasão Holandesa
3º Ala Colonização Portuguesa
4º Ala: Índios de São Luís
2º Carro: Lendas da Ilha Chamada São Luís
2º Casal de Porta Bandeira: Catirina e Francisco
5º Ala das Baianas: Tambor de Crioula
6º Ala: Reggae
7º Ala: Bateria – Forrozeiros
8º Ala: Alcione Canta e Encanta
9º Ala: Beija Flor de Joãozinho 30
10º Ala: Registros Inacessíveis
3º Carro: São Luís Patrimônio Cultural
11º Ala: Magia do Amor
12º Ala: Guaraná Cor do Amor
13º Ala das Crianças: Seu Teodoro Maranhense Brasiliense
14º Ala: Bumba Meu Boi de Sobradinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário