quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cresce o número de queimadas nos municípios do Maranhão

Em São Luís, choveu no fim de semana, mas a tendência é de que as chuvas devem ficar ainda mais raras nos últimos meses do ano. O número de queimadas aumentou se comparado ao mesmo período de 2011.

As principais causas são o período de estiagem, a baixa umidade relativa do ar e o fogo usado para preparar a terra para o plantio. A situação coloca em risco até os motoristas que passam pela BR-010, em Imperatriz.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já identificou mais de seis mil e quinhentos pontos de fogo em vegetação este ano no Maranhão, a maioria na região sul do Estado.
Um aumento de mais de 200% em relação aos sete primeiros meses de 2011. O fogo usado na renovação de pastagens e na abertura de áreas para o plantio pode resultar em incêndios florestais.

Uma ameaça para as áreas de preservação. Segundo o Ibama, a queima deve ser controlada e autorizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Nas rodovias maranhenses, a todo instante os motoristas enfrentam nuvens de fumaça, que prejudicam a visibilidade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, é preciso redobrar a atenção.

Fonte: Site do deputado federal Sarney Filho (PV/MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário