segunda-feira, 4 de junho de 2012

PSDB quer manter São Luís e conquistar novas capitais


“Uma empreitada audaciosa”. É assim que o próprio presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o pernambucano Sérgio Guerra encara a pretensão do maior partido de oposição do Brasil em alçar voos e ampliar o número de prefeituras nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.

A “audácia” - classificada depois pelo tucano como “algo difícil, mas não impossível”, entre uma entrevista e outra à imprensa, no Encontro Nacional de Pré-Candidatos a Prefeitos do PSDB, realizado na última quarta-feira (30), no Carlton Hotel, em Brasília - é ainda maior quando se trata de Nordeste.

A região deu a maior votação nas últimas três últimas eleições presidenciais aos opositores dos tucanos – as duas do ex-presidente Lula (2002 e 2006) e a que elegeu a presidente Dilma, em 2010. Ambos do Partido dos Trabalhadores, que tem o apoio – também nessas eleições municipais de 2012, do PMDB, partido que tem o maior número de prefeituras nos municípios nordestinos.

A meta Tucana

De acordo com Guerra, a meta tucana é eleger mil prefeitos em todo o Brasil em 2012. Ele também reafirmou o compromisso de que essas prefeituras possam ser vitrines da boa gestão das administrações do PSDB, frisando que “as conquistas, em 2010, são resultados dos bons exemplos empregados pele legenda nos municípios e estados”.

Guerra deixou claro, ainda, que as eleições municipais deste ano estão “lincadas” com as eleições presidenciais de 2014 . “Independente do número de pré-candidatos para o cargo, realizaremos prévias no partido”. Guerra destacou que o PSDB quer confrontar as ações do governo de Fernando Henrique Cardoso com as do governo Lula. “Não temos medo disso”.

Em todo o Brasil, em termos de capital, o PSDB tem atualmente apenas três prefeituras – São Luís, Cuiabá e Florianópolis.

Tucanato no Nordeste

No Nordeste, os tucanos tem apenas a prefeitura da capital maranhense (João Castelo) – não por serem os “ludovicenses” (como é chamado quem nasce em São Luís), simpáticos às lideranças nacionais do PSDB – como José Serra, Fernando Henrique, Aércio Neves... Mas por Castelo ser adversário do Grupo Sarney. São Luís é o único dos 217 municípios maranhenses, onde em época de eleição não funciona a questão 'candidato de direita' ou 'candidato de esquerda'. E sim “quem é Sarney” e “anti-Sarney”.

Mesmo com uma administração avaliada como regular – e abaixo da expectativa dos seus eleitores – Castelo se fortaleceu, esta semana, com a saída de cena das eleições de 2012 do presidente da Embratur, Flávio Dino, que disputou com ele o segundo turno em 2010.

Mas os tucanos querem ir além de São Luís. E abocanhar, em outubro, outras prefeituras capitais nordestinas.

João Pessoa e Natal

É o caso da capital paraibana. O senador Cícero Lucena é o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de João Pessoa, e teve seu nome citado, várias vezes, entre uma fala e outra, pelo presidente Sérgio Guerra, no Encontro Nacional dos Pré-Candidatos a Prefeitos do partido

Na rede social, após o evento, Lucena chegou a revelar que a sua plataforma de campanha será apoiada no modelo competente e inovador do PSDB governar. “Com sensibilidade, cuidado e atenção aos que mais precisam. Com responsabilidade, compromisso com o futuro e a realização de grandes projetos e obras estruturantes”, disse em seu site e no portal tucano.

Outra capital-chave no Nordeste para o partido – e onde preetende investir pesado e está aposta em sucesso - é Natal. O candidato tucano é deputado federal Rogério Marinho, que ganhou um reforço nesta sexta-feira (1º de junho) com a adesão do DEM, em um ato político que contou com a presença do presidente nacional dos Democratas, senador José Agripino Maia, e da governadora (do mesmo partido), Rosalba Ciarlini.

Marinho ressaltou à nossa reportagem que vem trabalhando a sua candidatura desde o inicio de 2012, “visitando comunidades, dialogando com lideranças comunitárias e sindicais natalenses, o que resultou na construção do documento 'Pensar Natal', que vai nortear a nossa campanha eleitoral”.

Maceió, Fortaleza, Salvador e Recife 

Outro deputado federal nordestino em campanha pelo PDSB é Rui Palmeira. O parlamentar, que é pré-candidato a Prefeitura de Maceió, também é uma das apostas do tucanato nacional para ampliar seu “ninho” numa região que tem grande simpatia pelos maiores opositores do partido - Lula e Dilma ( e o PT).

Em Fortaleza, os tucanos ainda tentam convencer o presidente regional do partido, Marcos Carls, e consolidar sua candidatura na convenção que acontece no final deste mês. E procuram alianças para alavancar a campanha.

O PSDB também está de olho vivo na Prefeitura de Salvador, onde um acordo nacional deve fortalecer a candidatura do líder dos Democratas na Câmara, o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto). A pretensão,nesse caso, é vencer o PT - o candidato petista é o deputado federal Nelson Pelegrino; vencer o PCdoB (a canidata comunista é a deputada federal Alice Portugal) e, com ACM Neto, sentar na cadeira da prefeitura da maior capital do Nordeste - e da sexta mais importante do Brasil.

Em Recife, capital do estado tanto do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, como do líder do partido na Câmara, deputado Bruno Araújo, os tucanos apostam no crescimento da candidatura do deputado estadual Daniel Coelho.

Na maioria das capitais nordestinas – como Salvador, Fortaleza e Recife – vai prevalecer o acordo DEM-PSDB, que os Democratas formalizou ainda em março, em São Paulo, ao anunciar o apoio à pré-candidatura de José Serra.

Em troca, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), além de retirou da disputa paulista a pré-candidatura do secretário estadual Rodrigo Garcia, cobrou apoio dos tucanos em outras capitais – e incluiu na conta essas três do Nordeste.

Por Gil Maranhão
Fonte: Agência Política Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário