segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mais de 97 mil eleitores maranhenses realizaram cadastramento biométrico


Durante as eleições de outubro, exatamente 97.920 eleitores maranhenses estarão aptos a utilizar urnas biométricas. Eles fazem parte do contingente dos seis municípios que já cadastraram todos os seus eleitores. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (1º) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em levantamento parcial sobre o serviço.

Em todo o país, até o momento o recadastramento biométrico já foi realizado em 295 municípios de 24 Estados. Apenas Amazonas, Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria. 

Nas últimas eleições o sistema foi utilizado em apenas duas cidades, Paço do Lumiar e Raposa, ambos na região metropolitana de São Luís. Agora a biometria será ampliada para outras quatro cidades: Benedito Leite, Cajapió, São João Batista e São Vicente Ferrer.

Destas, o maior eleitorado está em São João Batista, na Baixada Maranhense, com 14.611 pessoas cadastradas. Na mesma região, São Vicente Ferrer terá 13.037 eleitores aptos a utilizar urnas com o novo sistema. Já no Litoral Ocidental, em Cajapió, 7.253 pessoas foram recadastradas, enquanto que em Benedito Leite, na microrregião da Chapada das Mangabeiras, esse número chegou a 3.330.

Em Paço do Lumiar, 45.543 pessoas foram recadastradas e em Raposa, 14.146. Segundo o levantamento do TSE, o Maranhão possui 4.437.961 eleitores, número que deve ser confirmado até o final do mês. A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas impressões digitais.

Por Lenno Edroaldo Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário