sexta-feira, 29 de junho de 2012

Escola Paulo Freire realiza Arraial em homenagem aos 400 anos de São Luís


O Centro de Ensino Paulo Freire, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro do Turu, realizou nesta quinta-feira, 28, o “Arraiá Viva São João nos 400 Anos”, que foi a culminância de uma semana repleta de atividades de entretenimento com a apresentação de danças juninas, e a promoção de integração e solidariedade com a comunidade carente das comunidades ao redor da escola.

O “Arraiá Viva São João nos 400 Anos” buscou fomentar nos alunos através da orientação de professores, a aquisição de conhecimentos sobre o folclore maranhense, no sentido de subsidiá-los em relação à compreensão da realidade através de trabalhos interdisciplinares, que foram o alicerce para as danças folclóricas que foram apresentadas.

Para Brenda Martins, aluna do CE Paulo Freire, que participou do Coral Paulo Freire de São João, o processo de pesquisa e aprendizagem que foi realizado para a formulação do evento foi muito enriquecedor e importante. Segundo ela, que está participando de atividades desse tipo pela primeira vez, tudo está parecendo mágico e a música apresentou-se como uma grande alternativa para a realização de trabalhos futuros.

Durante a festança, houve a Apresentação de Uma Peça Teatral “O auto do Bumba Boi”, Dança do Bumba Meu Boi do Paulo Freire, Cacuriá do Paulo Freire, Tambor de Crioula, Coral do Paulo Freire de São João, Quadrilha do Paulo Freire e o desfile da Rainha Caipira Traje Reciclável do Paulo Freire.

A gestora pedagógica da escola, Terezinha Nogueira, relatou que todo esse trabalho foi um grande aprendizado para todos que fazem parte do CE Paulo Freire. De acordo com ela, os professores auxiliaram os alunos nas mais diversas atividades. Entretanto, o alunado teve uma grande garra em sair pelas ruas dos bairros arrecadando alimentos que foram entregues a duas instituições carentes que fazem parte da comunidade.

A escolha da Rainha Caipira teve a particularidade da conscientização em relação à preservação do meio ambiente, pois, a roupa das participantes foram todas confeccionadas com material reciclável. Segundo a direção da escola, essa iniciativa partiu da própria discussão que vem sendo feita em relação aos cuidados com a natureza, que já foi objeto de trabalhos realizados na escola.

Ao final das festividades, o presidente do Grêmio Paulo Freire, Denis Alves, avaliou como positiva a participação dos professores e alunos, que juntos trabalharam e construíram uma grande festa que teve como foco principal e integração dos alunos com os colegas de escolas e com a comunidade em que vivem.


Fonte: Secom/Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário