domingo, 17 de junho de 2012

Café Literário abre espaço para projeto da Academia Maranhense de Letras


O resgate da memória literária vem ganhando cada vez mais espaço em São Luís. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCf), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), realiza a edição de junho do Café Literário, na terça feira (19), às 18h30, apresentando o projeto "A academia da Memória: Homens e Imortais". Iniciado em janeiro, o projeto é uma iniciativa da Academia Maranhense de Letras (AML) e do Museu de Memória Audiovisual do Maranhão, da Fundação Nagib Haickel.

A apresentação do projeto será feita pelo cineasta, escritor e imortal da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Haickel, que fará projeção de vídeos com imagens jornalísticas registradas e resgatadas de diversas fontes produzidas nas décadas de 60 e 70 - do acervo do fotógrafo Edgar Rocha -, além de exibir documentários.

Segundo Haickel, o principal alvo do projeto é a preservação da memória dos acadêmicos de ontem e de hoje. O cineasta disse que o projeto é de suma importância para as gerações futuras. "Mostrar para as pessoas todo esse acervo, além da guardá-lo de forma adequada, é de suma importância tanto para o público em geral, quanto para as futuras gerações que terão assim, a oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso passado".

O Café Literário abre espaço para o público em geral que, nessa edição, além de acompanhar os vídeos e exibição do projeto, terá oportunidade de participar de um bate papo sobre o acervo com o cineasta. "Queremos motivar as pessoas e as autoridades para a importância da história de todos. Queremos preservar a memória dos acadêmicos de ontem e de hoje, usando depoimentos de seus contemporâneos e estudiosos da nossa cultura", afirmou Haickel.

Com entrada franca, o Café Literário iniciado em agosto de 2011 já se firmou no calendário cultural do Odylo e é realizado sempre na última terça-feira do mês. A programação é marcada por bate-papos entre público participante e palestrantes convidados, entre poetas, escritores, pesquisadores, historiadores, jornalistas, e romancistas.

Fonte: Secom/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário