quinta-feira, 7 de junho de 2012

“Aprendendo a identificar e prevenir o bullying em nossas escolas” é realizado em Paço do Lumiar



O objetivo do evento é sensibilizar toda a comunidade escolar – estudantes, pais, educadores e gestores – para que aprendam a identificar situações de bullying e possam reagir de forma positiva utilizando metodologias e ferramentas de prevenção e combate a esse tipo de violência.

A violência entre pares nas escolas de Paço do Lumiar, município pertencente à Ilha de São Luís no Maranhão, é tema de debate no Seminário “Aprendendo a identificar e prevenir o bullying em nossas escolas”, que se realizou nesta quarta-feira, dia 06 de junho, das 14h às 18h, no auditório da 3K Eventos, na Avenida 1 do Maiobão, em Paço do Lumiar.

A palestra central foi ministrada pela educadora, pesquisadora especialista em bullying, conferencista nacional, e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro – Portugal, Cléo Fante. Houve duas apresentações culturais, Paródia e Hip Hop, relacionadas ao bullying, feitas por adolescentes das escolas UEB Alfredo Silva (Iguaíba) e Gomes de Sousa (Vila Maranhão), as quais participam do Programa Educar para a Paz, promovido pela Plan em escolas do Maranhão.

Além de Cléo, participaram do seminário com relatos de experiência das escolas, a pedagoga e gestora Isabel Cristina Launé, da Escola Bernardo Sergio da Cunha, do povoado Bom Jardim, e o professor de Língua Portuguesa da UEB Alfredo Silva, César Willian, autor dos livros “O Errante” (Poemas, 1988) e “Oficina das Palavras – Dicas Imprescindíveis da Língua Portuguesa”.

Para o evento, compareceram cerca de 400 pessoas, entre coordenadores, educadores e gestores de escolas públicas e particulares deste município, além de pais de alunos, membros do conselho tutelar, e de outros órgãos do sistema de garantia dos direitos.

O objetivo do seminário, organizado pela Plan e Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (SEMED), é sensibilizar toda a comunidade escolar – estudantes, pais, educadores e gestores – para que aprendam a identificar situações de bullying e possam reagir de forma positiva utilizando metodologias e ferramentas de prevenção e combate a esse tipo de violência.

Leila Rodrigues, Promotora Comunitária da Plan, responsável pelo desenvolvimento do Projeto Educar para a Paz em São Luís, diz que há situações recorrentes de bullying em escolas de Paço do Lumiar, motivo pelo qual a Plan fez parceria com a SEMED para trabalhar formas de prevenção. A mesa de abertura do evento foi composta, pela Promotora de Justiça de Paço do Lumiar Gabriela Brandão, O Coordenador Geral do Conselho Tutelar Luiz Inocêncio Cantanhede e a professora Neurimar Representando a Secretária Amélia Carvalho Everton.

Fonte: Paço notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário