sexta-feira, 10 de maio de 2013

Saúde do Estado Continua na UTI por erro médico, criança tem braço amputado em hospital do Governo do Estado em Coroatá


Reproduzido Por Luiz Carlos Lima
Mãe afirma que erro médico levou filha a ter braço amputado. Foto: Reprodução
Mãe afirma que erro médico levou filha a ter braço amputado. Foto: Reprodução
Um bebê de sete meses morreu no Hospital Macrorregional de Coroatá, e outro [irmão do que faleceu], por um erro médico, teve o braço amputado, em fevereiro deste ano. O município é administrado por Tereza Murad (PMDB), esposa do secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad.
Segundo informações do siteCoroatá de Verdade, a mãe da criança, Jaciele Farias, após dar luz à gêmeos prematuros em Pedreiras, foi transferida para a unidade de Coroatá, por não haver leito neonatal no município de origem.
Após seis dias de internação, Jaciele foi informada pela equipe médica que uma de suas filhas havia falecido, devido a uma infecção dos pulmões. Alguns dias depois, a nova triste notícia: a outra criança teve o antebraço esquerdo amputado. Revoltada, a família afirma que houve erro médico. A mãe afirma que, nos dias em que esteve internada no hospital de Coroatá, observou que sua filha estava com o braço roxo e inchado, por conta de esparadrapos que seguravam a agulha do soro. Jaciele disse ainda que teria informado o detalhe, por quatro vezes, à enfermeira que acompanhada o caso, que nada fez para resolver o problema.
A genitora informou que, durante a internação, percebeu que o soro havia sido trocado para o braço direito, sendo que o esquerdo, no qual esteve com o soro por alguns dias, encontrava-se enrolado por algodão. Ao solicitar para que o material fosse retirado, percebeu que o local, onde antes estava a agulha, ficou ‘totalmente preto’, ou seja, necrosado.
A equipe médica do Macrorregional de Coroatá chegou a informar, então, que a criança seria transferida, urgentemente, para São Luís. Porém, minutos depois, Jaciele recebeu o aviso de que precisava assinar um termo de consentimento para amputação do antebraço da filha, ou a infecção poderia tomar conta de todo o corpo da criança e ocasionar a sua morte.  A família pede justiça.
A equipe de reportagem do Atual7 tentou contato com a direção do Macrorregional de Coroatá e com a Secretaria de Saúde do Estado, mas não obteve êxito.
No Maranhão, apesar do hospital de Coroatá ser o que mais recebe recursos financeiros da Saúde, a unidade de saúde não possui quantidade de leitos suficientes para o atendimento à população coroataense. A situação teria se agravado após o fechamento do Hospital Geral Municipal, no início da gestão da prefeita Teresa Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário