sábado, 24 de novembro de 2012

A Pior Escola segundo o Enem é Maranhense

Por Gilberto Leda

www.uniaojuventude.com.br
 
O resultado do ENEM 2011, que apontou três escolas do Maranhão entre as cinco piores do país, revelou um dado curioso.

O Centro de Ensino Médio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, com média 383,71, é a pior escola do Brasil. Mas (pasmem!) é uma das mais bem estruturadas da rede pública estadual de ensino.
Segundo apurou o blog, a escola conta com sete salas de aula, todas climatizadas, e boa estrutura física.
Conclusão óbvia: há que se investir mais na qualificação dos profissionais de educação – melhor remuneração também pode ajudar – e no reforço do aprendizado na base, o ensino fundamental.
Os professores também devem ter mais compromisso com os alunos – é comum ouvir-se que o mesmo professor é um na rede privada e outro, completamente diferente, na pública. Só brigar todo ano por aumento salarial não melhora em nada a qualidade do ensino.
Enfim, são necessários vários fatores atuando em conjunto para que se consigam melhorar os atuais índices. O que não será possível em um, dois, nem quatro anos.
Porque salas de aula com ar-condicionado já se sabe que não resolvem o problema.
Desaviso: O secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, visitará o Centro de Ensino Aquiles Lisboa na próxima segunda-feira (26), para conversar com professores e gestores da escola. O objetivo da visita é identificar os problemas no centro de ensino e buscar as soluções, segundo informa sua assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário