sábado, 18 de agosto de 2012

Os Feras representará o Maranhão no Carnaval das Culturas do Mundo no Rio de Janeiro


O Bloco Tradicional "Os Feras", fundado em 12 de outubro de 1996, no bairro de São Pantaleão, pelos amigos, ex-componentes e simpatizantes do campeoníssimo bloco "Os Versáteis": Paulo Salaia (Paulinho), Carlos Luiz (Cacá), Luiz Carlos (Lulu), Mexicano, Sérgio Natureza (Sergão), Ivaldo Privado (Privado) e Biraci (in memorian). No seus 15 anos já desfilou na avenida grandes tema, como: África, Encantos e Magia”; “Segredos da Serpente Encantada da Ilha”; “Feras, Sinfonia de Luz”; “A Bela e Os Feras”; “As Máscaras de Veneza no Grande Baile d’Os Feras”; “Cavalacanga”; “Trilogia das Águas”; “Alcântara na Magia do Tempo”; “O Teatro da Vida é Uma Arte Divinal”; “O Guardião do Tempo Sobre os Telhados Rosados de São Luís”; “O Feras e Seu Ijexá”; “Pierrot de Cristal”; “Carcará Também é Fera”; “É só Esplendor o Baile d’Os Feras”; “Herança de Rei, Sempre Majestade”, conquistando apenas um título. 


Em 2013 homenageará um dos maiores blocos tradicionais da década de 60, com o tema “Um Tributo ao Mau Encarado”, e para chegar firme na luta pelo seu segundo campeonato, ensaia todas as quartas-feiras na Fábrica São Luís, no bairro São Pantaleão - Centro, a partir das 20 horas. 


Amanhã (18) o bloco viaja para a cidade de Presidente Juscelino; no dia 08 de setembro fará uma participação especial na Programação Oficial dos 400 anos de São Luís, na Praça Maria Aragão; no dia 15 de setembro marca presença no ritual da morte do bumba-meu-boi "Encanto do Olho D'Água", no viva Turu; e no dia 22 de setembro já cofirmou presença no Xv Encontro de Blocos Tradicionais de São Luís, promovido pelo bloco "Os Brasinhas".  

Mas não para por aí, entre os dias 27 a 30 de setembro, o bloco estará representando a cultura popular maranhense na 7ª edição do Carnaval das Culturas do Mundo: um resgate da Diversidade Cultural, que será realizado nos Arcos da Lapa e em Copacabana, Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro apresentará o espetáculo: “São Luís 400 Toques D’Os Feras”, levando no repertório samba-temas de compositores maranhenses, como: Luzian Filho, Josias Filho, Wallace Godinho, Wilson Bozzó, Gigi Moreira, Daffé, Luís Bulcão, Zé Pereira Godão, Nosli, Gerude, Ubiratan Souza, Ribão, Jeovah França, Gersinho Silva, Luís Barreto, entre outros.

Ao todo, 35 músicos percussionistas e ritmistas levarão um pouco do espetáculo de brilhos, ritmos e cores da cultura popular, mostrando para todos a singular manifestação genuinamente maranhense, que encontra-se candidata ao registro de Patrimônio Cultural Imaterial  do Brasil.

“É com muita honra e alegria que a família “Os Feras” recebe esta missão de representar o Estado e a manifestação Bloco Tradicional neste evento que é uma festa da cultura brasileira. Prestaremos uma grande homenagem à nossa querida cidade, que este ano comemora 400 anos de fundação”, enfatiza o presidente do Bloco, Paulo Salaia.

No entanto, o Bloco ainda encontra algumas dificuldades para garantir a participação no evento. “A maior dificuldade que estamos enfrentando é a falta de apoio, principalmente para custos como o aluguel do transporte coletivo que fará o translado do grupo, a alimentação durante a viagem na estrada e o cachê dos músicos que são muitos. Gostaríamos muito de receber o apoio e um incentivo maior dos nossos gestores públicos”, afirma Paulo Salaia.


Henrique Machado com informações do bloco Os Feras

Nenhum comentário:

Postar um comentário