quarta-feira, 4 de julho de 2012

Secretaria de Assuntos Estratégicos apresenta o programa “Maranhão Sem Drogas”


A Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos (SEAE) apresentou, nesta terça-feira (3), na Sala de Reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, o projeto Maranhão Sem Drogas. O ato foi presidido pelo secretário Alberto Franco e acompanhado por representantes de secretarias estaduais, órgãos consultivos, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

Na oportunidade, foram apresentadas as estatísticas relacionadas ao crescimento anual de drogas, denúncias, crimes associados ao tráfico, tipos de drogas e bairros com maior ocorrência de uso de entorpecentes em São Luís.

“A grande saída é a prevenção. Estamos na fase conclusiva de um programa amplo, que pode durar entre 10 e 20 anos, e que vai fazer com que o uso de drogas diminua drasticamente no Maranhão”, afirmou o secretário.

Fundamentado na Lei 11 343/06, que propõe a criação do Programa Estratégico de Prevenção às Drogas, o projeto tem o objetivo de traçar metas preventivas ao tráfico e ao uso de drogas, além de instituir o enfrentamento estratégico no  Maranhão. O projeto visa ainda a busca pela inclusão social dos indivíduos em situação de risco, por meio da realização de atividades educativas, culturais, recreativas, laborativas e rentáveis para os jovens.

Uma das propostas do plano é a criação e oficialização de conselhos municipais, que servirão como suporte às políticas públicas implementadas pelo programa. Também foram discutidas ações de conscientização como palestras, veiculação de campanhas na TV e cinema, confecção de cartilhas e distribuição de panfletos.

Segundo o relatório do Disque Denúncia, os pontos de maior número de drogas na Região Metropolitana são Cidade Olímpica, João Paulo, Centro, Cidade Operária, São José de Ribamar, Maiobão, Bairro de Fátima, Coroadinho, São Francisco e Anjo da Guarda. “Os registros apontados exigem uma resposta firme à população. O Governo do Estado quer e nós vamos trabalhar para combater este flagelo inclusive treinando professores e coordenando diálogos na escola, no lar e no ambiente de trabalho”, acrescentou Alberto Franco.

O Maranhão Sem Drogas é um programa elaborado pela SEAE em parceria com as secretarias de Educação, Juventude, Saúde, Ciência e Tecnologia, Segurança, Justiça e Administração Penitenciária; FUNAC, DENARC, PM e sociedade civil organizada.

A previsão é que o programa seja lançado no mês de agosto.

Fonte: Secom/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário