sexta-feira, 29 de junho de 2012

“São João dos 400 anos” tem pedido de casamento surpresa


O 12º dia de programação do “São João dos 400 anos” na Praia Grande, em São Luís, trouxe belas apresentações das brincadeiras do folclore maranhense, shows com artistas da terra e um fato inusitado e verídico durante a apresentação do Boi da Maioba: um pedido de casamento surpresa de um dos integrantes do grupo de bumba meu boi.

Álvaro José dos Santos, caboclo de pena do Boi da Maioba, vinha planejando a surpresa há vários meses. A namorada nem suspeitava do pedido de casamento. Para realizar o intento romântico, o rapaz contou com a colaboração do cantador do grupo, Chagas e de sua família que providenciou duas garrafas de pró-seco, um bolo confeitado e um bouquet de rosas vermelhas.

O pedido de casamento e a declaração de amor do noivo, que aconteceram no Canto da Cultura, foram bastante aplaudidos pelo público. “Foi emocionante. Que eles sejam felizes, foi uma cena muito romântica”, comentou a universitária Ana Patrícia Aranha.

Grupo alternativo

Já dentro da programação do São João, uma das brincadeiras que cativou o público presente na Praça Nauro Machado, da Praia Grande, foi a Companhia Sotaque de Imperatriz, um grupo alternativo que mescla ritmos e danças do bumba meu boi, cacuriá, dança do coco e tambor de crioula. “A nossa proposta é divulgar a cultura maranhense e suas manifestações, por isso, em nossas apresentações fazemos menções ao Boi de Nina Rodrigues, Cacuriá de Dona Teté e ao Barrica”, afirmou o coordenador da brincadeira, Adilson da Silva.

O grupo tem 11 anos de existência e 45 integrantes. Já viajou por vários municípios maranhenses, mas na época de São João, os integrantes fazem questão de vir dançar nos arraiais de São Luís. “É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e também aprender com os grupos daqui o que está sendo desenvolvido para fazer uma troca de experiências”, declara Carlos Barros, outro coordenador da Companhia.

Para quem gosta do tradicional, houve apresentações de bois do sotaque de zabumba, na Casa do Maranhão, como o Novo Capricho, da Liberdade. O cantador Lourenço Costa elogiou a participação do público durante a brincadeira. “Muito bom ver jovens e crianças dançando junto com a gente”, observou.

Shows

Os shows dos cantores Papete (Canto da Cultura) e Ubiratan Teixeira (Praça Nauro Machado) foram outro ponto alto na programação de São João na Praia Grande. “Trouxe para a minha apresentação composições de cantores maranhenses como César Teixeira, César Nascimento, Josias Sobrinho, Chico Saldanha e outros para os nossos turistas saberem o talento que temos no Maranhão”, destacou Papete.

Já Ubiratan Teixeira ressaltou o brilho e a alegria do São João maranhense. Para ele, as manifestações folclóricas e as músicas regionais são bem trabalhadas na programação da festa mais popular do Estado. “Temos é que, cada vez mais, buscar essa valorização da nossa cultura e tradição”, afirmou.

Fonte: Secom/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário