terça-feira, 12 de junho de 2012

Prefeitura de São Luís entrega dois centros de saúde mental no Monte Castelo


O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Saúde, Santiago Servin, entregaram, na manhã desta terça-feira (12), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e o prédio reformado do CAPs AD III – Álcool e Drogas. As duas unidades atenderão crianças, adolescentes e adultos envolvidos com álcool e drogas.

“Agradeço aos que têm se esforçado para somar a esse trabalho que desempenhamos na saúde, sobretudo à equipe de profissionais. Estamos juntos nessa importante missão de proporcionar a essas pessoas a chance de se recuperar e ter uma vida digna”, afirmou o prefeito João Castelo.

Para o secretário Santiago Servin, a inauguração das duas unidades é a continuidade de um trabalho sólido e compromissado que vem sendo realizado nesta gestão. “Estamos em sintonia com o que rege o Ministério da Saúde e, com estas casas de acolhimento, consolidamos o apoio preciso ao tratamento destes males: o álcool e as drogas”, destacou.

Para a coordenadora de Saúde Mental da Semus, Lisieux Campos, a entrega das unidades é “a prova de que a persistência traz a vitória”.

A solenidade de entrega dos prédios contou com ainda com a presença da primeira-dama Gardênia Gonçalves e dos vereadores Gutemberg Araújo, Batista Matos, Barbosa Lages e José Joaquim, além de secretários municipais, diretores de unidades e imprensa.

Pioneiros

Após o descerramento das placas, os presentes visitaram as dependências dos dois centros, no bairro Monte Castelo, à Rua Raimundo Correa, nº 91 (CAPSi) e 107 (CAPS AD III). Somado ao tratamento, o usuário dessas unidades poderá contar com atividades de lazer, educativas e oficinas terapêuticas. Tudo sob a coordenação de equipes multidisciplinares.

Os dois centros são pioneiros, na capital, no atendimento a problemas de saúde mental a crianças e jovens e para os casos de dependência química.

Segundo estatística do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs-AD) da Semus, São Luís registrou 30 mil casos de pessoas com dependência química na rede de atendimento referencial, em 2011, número que deve aumentar em até 3% este ano.

Estrutura

O CAPSi prestará atendimento a jovens de até 17 anos e 11 meses e o CAPS III AD, fruto da ampliação dos serviços do CAPS II, vai oferecer, além do atendimento clínico, leitos de observação. Os CAPS oferecem à população um serviço de assistência semi-integral com funcionamento de 2ª a 6ª feira, de 8h às 18h, composto de equipe multiprofissional, que cuida de pacientes com transtornos mentais e comportamentais, inclusive dependentes de álcool e outras drogas.

As oficinas terapêuticas constituem-se na principal forma de tratamento, que pode ser individual ou grupal, de acordo com a indicação clinica.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário